Caterpillar supera estimativas de lucro na esteira da recuperação global

Trem Caterpillar

A Caterpillar também está ajustando os preços em resposta aos custos mais altos do aço (Imagem: Progress Rail/Divulgação)

A Caterpillar divulgou ganhos trimestrais acima das estimativas dos analistas nesta quinta-feira (29), à medida que a demanda por suas máquinas foi impulsionada pelo crescimento econômico global mais rápido desde os anos 1970.

A fabricante de máquinas pesadas, no entanto, não relatou uma previsão de ganhos para este ano.

O diretor financeiro, Andrew Bonfield, mencionou que, embora as expectativas da empresa para o ano sejam muito positivas, os obstáculos da cadeia de suprimentos dificultam acompanhar o aumento da demanda de equipamentos.

Como exemplo, citou a escassez global de chips semicondutores, o que forçou montadoras a encerrar a produção.

Bonfield disse que a escassez não impediu a produção da Caterpillar no trimestre, mas a situação do abastecimento se mantém dinâmica e muito fluida, o que pode ter um impacto ainda este ano. “Podemos não ser capazes de satisfazer toda a demanda do usuário final lá fora”, disse ele. “É esse é o desafio que estamos tentando administrar.”

A Caterpillar também está alinhando os preços em resposta aos custos mais altos do aço. Mas Bonfield disse que uma alta nos preços das commodities foi positivo para a empresa, já que estava gerando demanda para suas mineradoras.

O lucro ajustado do primeiro trimestre foi de 2,87 dólares por ação, ante 1,65 dólares um ano antes. Analistas consultados pela Refinitiv, em média, esperavam lucro de 1,94 por ação.

As vendas de equipamentos aumentaram 13% no comparativo anual no trimestre, para 11,2 bilhões de dólares, lideradas por um aumento de 72% nas vendas de máquinas de construção na Ásia.

As ações da empresa subiram 27% desde seu último balanço, com investidores apostando que esse ritmo, junto com um aumento dos preços das commodities e um estímulo de infraestrutura do governo Joe Biden, vão elevar as vendas de suas máquinas.

Fonte: Money Times

Por Million Makers

Portal de educação financeira e notícias.

Posts Relacionados

Itaúsa tem lucro 123% maior no 1º trimestre

Por Million Makers

Direcional: lucro salta 170% no primeiro trimestre

Por Million Makers

Intelbras reverte prejuízo e lucra R$ 89 milhões no 1º trimestre

Por Million Makers